blog

2019: saiba qual a importância do diagnóstico de obras e comece o ano na frente

Postado em 04 de janeiro de 2019 | Diagnóstico de obras, Eunos

A busca por melhores resultados na construção civil é uma preocupação constante de engenheiros, empreendedores e demais profissionais da área. Você já pensou em fazer um diagnóstico de obras?

Com certeza você já ouviu muito falar que planejar cada etapa e acompanhar de perto a execução das obras são atitudes fundamentais para garantir bons resultados. Mas será que você consegue apontar com dados atualizados qual o real status dos seus projetos?

Essa é uma dificuldade que muitas construtoras têm e o diagnóstico de obras existe justamente para solucioná-la. Entenda mais sobre o assunto!

O que é um diagnóstico de obras

É um processo de avaliação de todos os pontos envolvidos na execução de uma obra. Com a obra já em andamento, são verificados itens como gastos já incorridos, adequação da execução com o cronograma planejado, horas de trabalho já realizadas, entre outros.

O nome não foi dado por acaso: você passa a ter um diagnóstico detalhado do estado da sua obra que inclui números precisos e permite que você entenda se a sua obra está no caminho certo. Mais do que isso, o diagnóstico de obras ainda ajuda na detecção de anomalias e na identificação de pontos que precisam ser melhorados.

Os resultados trazidos pelo diagnóstico de obras

A transformação de dados em conhecimento é o grande objetivo do diagnóstico de obras. E qual a diferença? Dados são números que não necessariamente têm algum significado relevante. Já a informação é o uso ordenados de dados para que eles consigam levar a um conhecimento que permita o entendimento de determinada situação.

O diagnóstico de obras faz com que os gestores tenham conhecimento profundo sobre o status da obra. É muito mais fácil entender se a sua obra está no caminho certo ao contar com informações numéricas atualizadas, gráficos, curvas de desempenho e comparações concretas entre o planejado e o realizado.

Não apenas em termos de cronograma, mas também em aspectos financeiros, o diagnóstico de obras vai te dar informações para que você saiba se está gastando mais do que devia. Se existir qualquer serviço ou equipamento no canteiro cujo custo está acima do orçado, o diagnóstico vai apontá-lo.

Não tem certeza se o dinheiro vai durar até o final da obra? Com o diagnóstico de obras você vai saber não apenas se está gastando mais do que devia, mas também onde você precisa cortar custos para não extrapolar o orçamento.

Em resumo, a partir do diagnóstico o gestor de obras tem condições de acompanhar o progresso de forma mais assertiva, resolvendo anomalias, reduzindo imprevistos e garantindo uma obra dentro do prazo e do orçamento.

Como saber se você e sua empresa precisam do diagnóstico de obras

O diagnóstico de obras é indicado para qualquer empresa que deseje entender o andamento das suas construções e quer ter dados numéricos confiáveis para tomar melhores decisões. Se a sua construtora tem dificuldades em colocar em prática ações para controlar orçamento ou sofre com as obras atrasadas, o diagnóstico de obras é altamente recomendado.

Ainda para aqueles que já possuem bons controles, mas gostariam de ter uma melhoria contínua, a ferramenta também pode ser de grande ajuda. Por meio diagnóstico, os pontos de melhoria serão identificados, o que permite sua equipe trabalhe nos assuntos certos para que os resultados sejam maximizados.

E então, você acha que o diagnóstico pode ajudar você e sua empresa a terem melhores resultados? A Eunos pode te ajudar nesta tarefa. Clique aqui e conheça agora mesmo as nossas soluções para o diagnóstico de obras e muito mais!