blog

Aprenda a fazer gerenciamento de obras com inteligência e cumprimento de prazo e custo

Postado em 17 de agosto de 2018 | Gero Obras, Inovação

Quando se fala da execução de obras em canteiro, fatores como a falta de planejamento e a dificuldade no controle de cronograma e gastos são alguns dos entraves que determinam atrasos, prejuízos e falta de produtividade. Em geral, os canteiros de obras sofrem da falta de instrumentos de controle que monitorem cada etapa e permitam antecipar e administrar possíveis problemas, durante o gerenciamento de obras.

O que acaba ocorrendo é um efeito cascata. Cada pequeno problema que não foi percebido e gerenciado a tempo se soma a outras questões não devidamente acompanhadas e disso resultam as graves consequências dos cronogramas não cumpridos e os incalculáveis prejuízos dos orçamentos estourados. Mais do que isso, esses são os fatores que fazem da improdutividade um dos grandes percalços percebidos na construção civil.

Para se ter a dimensão desse cenário de improdutividade, segundo um levantamento da consultoria americana McKinsey & Company, se a construção civil acompanhasse o nível de produtividade da economia total, ganharia US$ 1,6 trilhão em valor agregado. aumentando em 2% a economia mundial. Em nome de alavancar a competitividade e cumprir a importante missão do setor é que tem atuado as chamadas construtechs, startups focadas em soluções para toda a cadeia produtiva da construção, que engloba cerca de 20 segmentos.

Inovação e tecnologia para um gerenciamento de obras mais eficientes

Um mapeamento da Construtech Ventures dá conta da existência aproximadamente 300 construtechs no país. Do conjunto de diversificadas soluções que elas disponibilizam, o gerenciamento de obras surge como um dos grandes focos de funcionalidades que trazem suporte e operacionalidade à execução do trabalho de canteiro.

O Gero Obras é um dos cases desse perfil de solução. O aplicativo se apresenta ao mercado como o 1º engenheiro digital do mundo e tem como objetivo fundamental garantir a execução da obra respeitando o custo e os gastos previstos. Um trabalho que se dá a partir de quatro passos básicos, realizados pelo assistente virtual. Tudo começa com o levantamento das informações básicas sobre a obra. Em seguida, de forma parametrizada, o Gero elabora o planejamento completo da obra, em questão de segundos. A partir disso, o sistema aponta uma programação semanal, indicando quais tarefas realizar, em que prazo e com que desembolso.

Além de direcionar e focar os esforços, essa programação semanal é utilizada pelo Gero Obras para definir metas mensais. É muito mais controle e perspectiva de gerenciamento para a rotina diária da obra, minimizando as chances de prejuízos e perda de prazos. E no fechamento do mês, o aplicativo ainda disponibiliza um relatório, indicando desempenho atingido e custos para a finalização da obra.

Versão trial já disponível

Em síntese, o Gero Obras é uma ferramenta que cumpre a missão de um assistente digital preditivo, indicando  os melhores caminhos a seguir. E quem usa a funcionalidade ainda conta com instrumentos de monitoramento e análise de cada tarefa, garantindo o cumprimento de cronograma e custos previstos.

Quando completo, o sistema irá disponibilizar três versões: a start, a standard e a expert – com perfis diferenciados e upgrades de funcionalidades. O Gero Obras Start acaba de ser lançado  e a partir de um cadastro prévio, o usuário tem acesso a um formulário onde responde algumas questões fundamentais, como local de execução, área construída, quantidade de pavimentos, tipo de acabamento e previsão de início. Automaticamente, o sistema emite um relatório com uma previsão de prazo de execução da obra, trazendo um planejamento completo em três níveis. Do cronograma, constam uma previsão de detalhamento de prazos e atividades. O desembolso dimensiona o gasto a cada mês dispendido na construção. O orçamento aponta custos, já apresentados de acordo com as diferentes etapas, equipamentos e insumos envolvidos na execução da obra.

Que tal, então, aderir a uma plataforma inteligente de gerenciamento de obras, garantindo uma execução em conformidade com os prazos e custos previstos? Conheça agora o Gero Obras Start, uma ferramenta que estabelece o planejamento global do processo construtivo, a partir de um cronograma de desembolso mensal, gerando o melhor fluxo de caixa! Clique aqui e faça o teste agora mesmo.