blog

Como realizar controle de obra de forma inovadora e inteligente?

Postado em 13 de setembro de 2018 | Eunos

Infelizmente, não é raro encontrar clientes e até mesmo profissionais da construção civil que encaram as obras como uma dor de cabeça garantida. A boa notícia é que essa afirmação não é uma verdade absoluta. Quem acha que obra é sinônimo de problema provavelmente está falhando ao fazer o seu controle de obra.

Mesmo que existam ferramentas de controle, muita gente não vê os resultados porque elas não são aplicadas de forma eficiente. Ao contrário, quem aplica um controle obras de forma inteligente consegue reduzir muitos dos problemas comuns nas obras e alcançar diversos benefícios.

E não precisa achar que é impossível: o gerenciamento da obra pode ser mais prático do que você imagina. Ficou curioso? Continue lendo para entender!

Por que realizar o controle de obra

Atrasos, orçamento ultrapassado, problemas com mão de obra, materiais que demoram a chegar, equipamentos caros que são alugados e ficam ociosos por falta de planejamento. Esses são apenas alguns dos problemas gerados por um ineficaz controle de obras.

Em contrapartida, ao realizar um bom controle de obra, você conseguirá reduzir seus custos, economizar tempo, melhorar a qualidade dos processos e garantir que tudo saia conforme o planejado. Ao planejar e manter a organização você terá menos imprevistos e mais tempo para cuidar da qualidade da obra, controlar os gastos e supervisionar de perto a equipe.

Ou seja, atrasos, gastos extras e outros contratempos podem ficar no passado, desde que você planeje a sua obra e siga alguns passos.

Como realizar o controle de obra de forma inteligente

Se você também quer todos esses benefícios, pode focar em alguns pontos para realizar o controle de obra de forma inteligente. Veja os principais passos a serem tomados!

Comece com um bom planejamento

Não adianta tentar economizar tempo pulando a parte de planejamento porque essa atitude provavelmente vai ter o efeito exatamente contrário. O tempo empregado no planejamento com certeza vale a pena, pois durante a obra você já sabe exatamente o que precisa ser feito.

Faça um planejamento detalhado de todas as etapas da obra,  ordem de execução das tarefas, programe as compras de materiais, contratação de mão de obra, limite de gastos por fase e assim por diante. O planejamento deve ser detalhado e, ao mesmo tempo, de fácil entendimento.

Tenha pessoal treinado e motivado

A equipe também faz toda a diferença no controle de obra. Portanto, certifique-se de contratar mão de obra motivada a trabalhar para o bom andamento do projeto, cumprir prazos e agir de forma profissional.

Preste atenção ao orçamento da obra

Muitas pessoas que são da área técnica focam na execução do projeto e se esquecem de que as finanças também precisam ser controladas e são um dos principais itens observados pelos clientes. Além de cuidar da qualidade da execução, para realizar um bom controle de obra, você precisa acompanhar de perto cada uma das compras e contratações feitas.

Use o seu planejamento como guia e obedeça rigorosamente os tetos estabelecidos para cada fase da obra. Se o planejamento foi feito corretamente, os desvios no orçamento durante a construção devem ser mínimos.

Colete dados da obra e use indicadores

Só há uma maneira de saber como a obra está indo: coletando e analisando dados sobre as tarefas executadas, o dinheiro gasto, as horas trabalhadas, entre outros. Registre o maior número de dados possíveis e use-os para avaliar você e a sua equipe. Faça sempre uma comparação de Planejado x Realizado e atue rapidamente quando perceber qualquer desvio.

Para facilitar o uso de dados, eleja indicadores relevantes para a obra e dê atenção especial a eles. Você pode, ainda, estabelecer metas para as suas obras, como desvio de orçamento máximo de 5%, prorrogação do prazo de execução de no máximo X dias etc.

Aproveite a tecnologia

É claro que todas essas atividades podem ser um trabalho interminável se feitas manualmente. Para facilitar o controle de obra, incorpore a inovação no seu dia a dia e deixe a tecnologia te ajudar.

As inovações e tecnologias que podem ajudar no controle de obra

Entre as principais inovações dos últimos anos para melhorar o controle de obra estão os softwares e aplicativos criados exclusivamente para a construção civil. Com eles, é possível usar até mesmo o celular para acessar plantas, dados financeiros, fotos, cronograma e muito mais, além de se comunicar com as equipes.

Os apps ajudam a manter o controle das atividades realizadas, armazenar dados, calcular indicadores e encontrar desvios durante a obra, reduzindo o tempo de resposta e de correção.

Além dos apps tradicionais de gestão de obra, tecnologias mais sofisticadas como o machine learning e a computação cognitiva também já fazem parte das soluções tecnológicas voltadas para a construção civil. Com elas, o cálculo e planejamento de custos, prazos e outros detalhes se torna muito mais ágil e prático.

Quer conhecer mais sobre essas inovações e como machine learning e computação cognitiva podem ajudar você a manter o controle da sua obra? Clique aqui para conhecer o primeiro Engenheiro Digital do mundo e fazer um teste agora mesmo!