blog

Como as ferramentas digitais agilizam o planejamento e a gestão de obras?

Postado em 03 de outubro de 2018 | Gero Obras

Você com certeza já sabe sobre a importância de ter um bom planejamento de obras e uma boa gestão do que está acontecendo no canteiro. A falta de controle leva a atrasos, gastos extras, insatisfação dos clientes, entre outras consequências.

Mas será que você sabe usar as ferramentas digitais para agilizar o processo de planejamento? Planilhas podem ser úteis, mas existem ferramentas mais eficientes do que elas quando se trata de obras.

Algumas tecnologias criadas para a construção civil ajudam a economizar tempo e permitem que o gestor de obra se concentre no que está acontecendo no canteiro para entregar a obra no prazo e no custo previsto.

Continue lendo para ver como a tecnologia ajuda no planejamento de obras e ainda descobrir uma ferramenta que pode ser sua grande aliada no canteiro!

Realização de cálculos de forma rápida

Muitos cálculos de mão de obra, de materiais, de prazos, entre outros, podem ser automatizados e o profissional pode parar de perder tempo com eles. Usando as ferramentas digitais próprias para a construção civil, você poderá realizar cálculos rapidamente e com mais precisão do que se fizesse tudo por meio de planilhas.

Previsão de custos realista

Com um aplicativo desenvolvido especialmente para o planejamento de obras, fazer o orçamento ficou muito mais fácil. Com esse tipo de ferramenta digital, você pode inserir os dados da sua obra e obter a previsão de gastos mês a mês.

Ou seja, a partir da informação de poucos dados sobre sua obra, é possível calcular o orçamento preliminar e reduzir consideravelmente as chances de lidar com surpresas desagradáveis, tão comuns na construção.

Cronograma feito e editado de forma fácil

Fazer um cronograma de obras detalhado em um programa que não seja específico para isso costuma ser uma tarefa morosa. São horas e às vezes dias gastos nesta atividade que fazem o cronograma parecer uma verdadeira perda de tempo. E, muitas vezes, se for preciso editá-lo, perde-se ainda mais tempo.

Porém, é claro que o cronograma não é uma perda de tempo. Ele é uma parte fundamental do planejamento e deve estar sempre à mão no canteiro de obras. Se for necessário ajustá-lo, isso deve ser possível de forma rápida.

E é justamente isso que as ferramentas digitais permitem que o gestor faça: criar, consultar e editar cronogramas com agilidade, afinal, cada minuto é precioso durante uma obra.

Organização e acompanhamento de metas

Outro ponto importante do planejamento e da gestão de obras é a capacidade de traçar e acompanhar metas e indicadores. Ao fazer isso, o gestor consegue conhecer melhor o seu trabalho e melhorar o seu desempenho e as suas previsões para trabalhos futuros.

Um app que permite que o gestor trace e acompanhe metas é ideal para que você tenha cada vez mais ciência sobre a performance da sua equipe e consiga evoluir constantemente como profissional.

Relatórios gerenciais em poucos cliques

Por fim, é claro que não é apenas o gestor que precisa ver essas metas. Muitas vezes, é necessário mostrar a evolução da obra aos clientes, aos parceiros e à equipe. E a tecnologia também pode ajudar nisso.

Com as ferramentas digitais, você conseguirá obter relatórios gerenciais como gráficos de custos e curvas de Previsto x Realizado em poucos cliques. Com os apps para dispositivos móveis você ainda terá isso a qualquer momento no seu tablet ou celular e não precisa ir até sua mesa para fazer essas consultas.

Esses são apenas alguns dos pontos que a você e a sua empresa podem conseguir usando a tecnologia. O Gero Obras, o primeiro Engenheiro Digital do mundo, é uma das ferramentas digitais que podem descomplicar o seu dia a dia no planejamento e gestão das obras.

Com um aplicativo completamente intuitivo, você conseguirá registrar e acompanhar os dados da obra de forma rápida e simples. Acesse gratuitamente a versão Start do Gero Obras e descubra como essa ferramenta digital pode ser sua grande aliada!