blog

Engenharia do proprietário: o que é e para que serve?

Postado em 18 de janeiro de 2019 | Consultoria na construção civil, Eunos, Inovação

A contratação de profissionais ou empresas especializadas na gestão de obras é uma prática muito comum no mercado, especialmente para empresas que não são do ramo da construção civil. Existem vários modelos de contratação e é preciso ficar atento às particularidades de cada um.

O modelo chamado de engenharia do proprietário já está presente no mercado brasileiro e pode ser uma excelente solução para que contratantes e gestores estejam em alinhamento total. Você busca uma parceria capaz de oferecer vantagens reais para as suas obras? A engenharia do proprietário pode ser para você. Entenda!

O que é engenharia do proprietário?

É um modelo de contratação de serviços em que a gestão de todas as etapas da obra é transferida para um empresa especializada no assunto. O nome engenharia do proprietário vem do fato de que, com esse modelo, a empresa contratada passa a ser os olhos do dono dentro da obra.

Uma empresa contratada para fazer engenharia do proprietário fica responsável por formar a estrutura de engenharia e administração necessárias à realização de uma determinada obra. Além disso, é claro, ela tem o dever de observar o cumprimento do cronograma e do orçamento e informar ao contratante sobre o progresso da obra.

Ou seja, a engenharia do proprietário envolve não apenas a fiscalização das obras, mas o gerenciamento ativo dela e de todas as etapas que a precedem.

Por que a engenharia do proprietário é uma boa ideia?

A engenharia do proprietário é especialmente atraente para empresas e pessoas que não atuam no mercado de obras. Empresários dos setores de comércio e serviços que desejam reformar ou expandir seus negócios podem fazê-lo com mais tranquilidade ao contar com especialistas em gestão de obras.

Gerenciar uma obra não é tarefa fácil e muitas pessoas têm grandes dores de cabeça quando tentam fazê-lo. Quem nunca ouviu que obra é sinônimo de problema? Com a engenharia do proprietário, ela não precisa ser uma vez que a experiência dos profissionais os ajudará a planejar e executar a sua obra com mais eficiência.

Você tem uma equipe multidisciplinar e acostumada a lidar com todos os desafios da construção civil. Contando que você encontre o parceiro certo, sua obra pode acontecer sem que você tenha surpresas desagradáveis.

O que avaliar na hora de contratar esses serviços?

O sucesso do modelo de engenharia do proprietário está condicionado à competência da empresa contratada. Para acertar na escolha, fique atento a estes pontos!

Experiência e casos de sucesso

Verifique a experiência da empresa e quais são os projetos já realizados por ela para ter certeza que estará contratando pessoas capazes de realizar sua obra. A capacidade técnica dos profissionais deve ser avaliada, assim como o atendimento e a atenção prestada por eles à sua empresa.

Uma boa ideia é ler relatos sobre obras executadas com sucesso no passado e verificar a avaliação e os comentários de quem já foi cliente.

Presença no canteiro de obras

A contratação de uma empresa para gerenciar sua obra também só vai fazer sentido se ela realmente fizer isso por você e estiver 100% presente no canteiro de obras. No cenário ideal da engenharia do proprietário, a prestadora de serviços cuida de tudo e o contratante pode ficar tranquilo quanto à execução.

Portanto, certifique-se de contratar uma equipe que tem costume de atuar fortemente no canteiro de obras e marca presença em cada detalhe da execução.

Cultura da inovação

A construção civil demanda cada vez que os profissionais estejam em dia com novas tecnologias e prestem atenção nas inovações. Só assim, é possível superar os desafios mais comuns da área.
Pensando nisso, verifique também se a empresa a ser contratada está disposta a implementar inovações e se trabalha com tecnologias capazes de otimizar resultados.

A Eunos trabalha com o modelo de engenharia do proprietário e tem orgulho de dizer que seu trabalho é marcado pela presença dentro da obra. Com nossa metodologia já temos casos de sucesso e muitas experiências boas para contar.

Clique aqui e conheça agora mesmo as nossas soluções para a inteligência de obra!