blog

Inovação na construção civil: será que você já inova e nem sabe?

Postado em 12 de dezembro de 2018 | Eunos, Gero Obras, Inovação, Orçamento de obras, Otimização na obra, Otimizar orçamento na obra

O termo inovação na construção civil já não parece algo de outro mundo. Desde as startups do setor, as construtechs, até tecnologias como automação, ferramentas digitais e uso de drones, os canteiros de obras estão repletos de exemplos de como é possível transformar essa indústria.

Para quem já aderiu, fica claro como a inovação está diretamente ligada à produtividade e aos bons resultados. Para quem ainda não se arrisca a fazer grandes mudanças, fica a questão: será que eu consigo e preciso inovar?

O que muitos profissionais não sabem é que talvez eles já estejam inovando e ainda não se deram conta disso. Será que a sua construtora já inova e você nem sabe? Descubra!

Por que a inovação na construção civil é tão importante?

Existe um consenso no mercado brasileiro sobre a necessidade da melhoria da produtividade do setor. Dados da Fiesp mostram que mesmo nos anos em que o mercado da construção civil teve aumento considerável em termos de atividade, a produtividade não acompanhou esse crescimento.

Já um estudo da EY mostrou que, mesmo quando o mercado estava aquecido, os custos cresceram a uma taxa mais alta do que o rendimento das construtoras, o que causou uma queda do lucro real obtido pelas empresas.

Agora, com a economia brasileira se recuperando de uma crise, fica ainda mais evidente a necessidade de melhorar a produtividade na construção civil e a inovação pode ser a chave para isso.

O que a inovação na construção civil tem a ver com a sua produtividade?

Os grandes desafios em manter a alta produtividade da construção civil se concentram em alguns pontos-chave que são uma dor de cabeça para muitos profissionais. Os principais são o controle de custos e o cumprimento de prazos, assim como a garantia de qualidade da mão de obra e a padronização de processos.

Com a tecnologia, é possível resolver muitas dessas questões. Por exemplo, o uso de sistemas de gestão de obras permite o acompanhamento de indicadores de forma automatizada, facilitando a detecção dos gargalos e pontos de atenção da obra.

A automatização da previsão de custos feita por softwares inteligentes pode elevar a precisão com que os orçamentos são feitos, evitando surpresas em termos financeiros.

Você faz um cronograma de obras mas não consegue segui-lo? Ferramentas inovadoras que levam o cronograma para a realidade do canteiro podem ajudá-lo a otimizar a criação, a alteração e o cumprimento do cronograma.

Tem problemas em manter todos os dados e documentos do projeto atualizados e disponíveis? Com inovações como o BIM (Building Information Modeling), essa tarefa também pode ficar mais fácil.

Ou seja, ao inovar, é possível resolver problemas de comunicação, de documentação, gestão, questões técnicas e muitos outros pontos ligados ao projeto e execução de obras.

Será que você já inova na sua construtora?

É verdade que existem tecnologias disruptivas que mudam completamente diversos processos da indústria da construção. Porém, nem toda inovação demanda uma mudança radical. Você já está inovando na sua construtora se executa itens como:

  • uso de celulares e aplicativos de mensagens para melhorar a comunicação no canteiro;
  • emprego de aplicativos voltados para a construção civil;
  • aplicação de materiais inovadores;
  • preocupação com a sustentabilidade nas suas obras e nos imóveis construídos;
  • documentação da obra por meio de fotos e vídeos;
  • acompanhamento de indicadores como ociosidade, tempo de execução de tarefas, taxa de retrabalho, entre outros;
  • treinamento de colaboradores usando plataformas digitais ou educação à distância.

Enfim, a inovação na construção civil pode ser menos complicada do que parece e provavelmente está na hora de perder o medo dela e implementar a cultura da inovação na sua construtora.

Afinal, como implementar a cultura da inovação?

Inovar demanda, primeiramente, pessoas capacitadas para isso e com vontade de otimizar constantemente o seu desempenho. Por isso, se você quer entrar de cabeça no mundo da inovação na construção civil, procure profissionais com esse perfil para a sua equipe e certifique-se de manter seu time atualizado quanto às principais tendências do setor.

Depois, é preciso quebrar as barreiras de um setor que tem fama de ser muito tradicional para criar um ambiente onde todos se sintam motivados a implementar mudanças positivas. Para isso, a cultura da empresa deve ser aberta ao diálogo e os líderes devem incentivar a participação da equipe na criação de novas soluções.

Como engenheiro, mestre de obras, empreendedor ou líder de equipe, você deve se manter ligado em eventos e novidades da construção e dar o exemplo em termos de inovação e criatividade.

E para começar, que tal conhecer o primeiro engenheiro digital do mundo? Acesse gratuitamente a versão Start do Gero Obras e descubra como é possível ter obra dentro do prazo e do orçamento graças à inovação na construção civil!