blog

O fluxo de caixa garantindo obras com gestão financeira eficiente

Postado em 31 de janeiro de 2019 | Eunos, Fluxo de caixa, Inovação, Produtividade

A falta de saúde financeira é uma das grandes razões para os canteiros improdutivos, com obras que não acontecem no prazo e não seguem o orçamento, determinando importantes prejuízos às construtoras. E saúde financeira é algo relacionado a uma análise inicial e coerente de viabilidade, que garanta a execução da obra sem sobressaltos, bem como ao monitoramento das entradas e saídas de capital, garantindo que haja suporte financeiro para o cumprimento das etapas planejadas.

Esse papel de acompanhamento é cumprido pelo fluxo de caixa, um instrumento que garante projetos de obras finalizados e longevidade para as empresas. Acompanhe nosso texto e saiba mais sobre o poder decisório trazido pelo correto processo de controle das finanças no canteiro de obras.

Desvendando o fluxo de caixa

Quando o planejamento do processo construtivo é bem feito, a montagem do fluxo de caixa é paralela, gerando um bom e assertivo cronograma físico-financeiro. Isso porque o caixa já deve comportar os desembolsos mensais, enquadrando os estágios da obra que exigem maior investimento aos momentos em que já haja as previsões de maior entrada e apostando nas fases de menor gasto quando as finanças estiverem mais apertadas.

Com essa postura, extrapolar prazos e gastos fica bem mais difícil. O fluxo de caixa, então, deve registrar cada entrada e saída, transformando-se num legítimo panorama financeiro da obra. Muito mais que um simples histórico de recebimentos e pagamentos, você terá em mãos uma ferramenta de gestão, baseada em números e indicadores consolidados.

Vamos falar das vantagens?

O grande benefício do fluxo de caixa, a partir da assertiva previsão de desembolsos mensais, é justamente ser esse instrumento que agiliza análise e tomada de decisão. Em seguida, estão apontados alguns fatores de vantagem trazida pelo registro e controle financeiros trazidos por essa ferramenta.

  • Análise do previsto e realizado: A qualquer momento, fica possível detectar se algo está fora do planejado e muito mais rápido e prático agir na busca de soluções e reestruturações, dirimindo crises e prejuízos e garantindo a sequência e a entrega da obra, conforme o cronograma;
  • Assertividade nas ações: o panorama financeiro trazido pelo fluxo de caixa dá base para as decisões mais corretas com relação à compras, formas de pagamento e manutenção de estoque. Tudo isso é feito de forma estratégica e alinhada a todo o conjunto de processos do canteiro;
  • Monitoramento dos gastos: os gastos estarão mais visualizáveis, permitindo um maior controle das despesas e facilidade em optar por cortes, quando se fizerem necessários. A geração de relatórios também será funcional, com as diferentes categorias de despesas – como compras, pagamentos e folha de pessoal – também podendo ser avaliadas separadamente;
  • Processos contábeis a um passo: com um fluxo de caixa bem montado, a exigida escrituração contábil já fica preparada. Como os lançamentos já vão sendo acompanhados da devida documentação, tudo fica automaticamente reunido e organizado, para o devido encaminhamento, pela área de contabilidade.

Os clientes da Eunos contam o apoio de nossa equipe especializada para a execução de um assertivo planejamento financeiro, com previsão de cronograma de desembolsos mensais e fluxo de caixa. E tudo com a inteligência, a inovação e o olhar humano presentes no jeito Eunos de atuar.

No site do primeiro engenheiro digital do Brasil, que faz parte do nosso time,você testa o simulador de orçamento e planejamento de construções. Ele também informa o cronograma de desembolso mensal. Acesse já e veja como é fácil ter o panorama da sua obra!