blog

O papel dos sistemas de gestão de obras no dia a dia do engenheiro

Postado em 29 de outubro de 2018 | Conaz Soluções, Construcode, Eunos, Gero Obras

A rotina de um engenheiro de obras definitivamente não é fácil. Gerenciar equipe, cuidar dos custos, verificar se os requisitos técnicos estão sendo cumpridos, negociar com fornecedores e por aí vai. Felizmente, já existem sistemas de gestão de obras que podem fazer a diferença nesse cenário.
Há sempre muita coisa acontecendo no canteiro e, se não houver organização, tudo vira um caos. Não é por acaso que muitos engenheiros já utilizam sistemas de gestão de obras para facilitar esse dia a dia tão corrido.

Usar aplicativos e os dispositivos móveis nas obras é cada vez mais comum. Como será que isso está transformando a vida dos engenheiros? Quais sistemas utilizar? Descubra agora!

Por que os sistemas de gestão estão cada vez mais presentes no canteiro?

A digitalização de vários aspectos do nosso dia a dia já aconteceu e o ambiente de trabalho não ficaria para trás. Se você já usa a tecnologia para se comunicar com os amigos e a família, pagar contas, assistir vídeos, ler notícias e muitos mais, por que não usá-la também para otimizar o seu trabalho?

Muitas tarefas do canteiro ganham agilidade e praticidade com o uso dos sistemas de gestão de obra e, por isso, eles têm ajudado cada vez mais gestores e outros profissionais da construção civil.

Como eles podem ajudar?

Alguns dos principais desafios dos engenheiros de obras ficam mais fáceis de serem superados graças aos sistemas de gestão de obra, por exemplo:

  • poder comunicar-se com a equipe de qualquer lugar e manter todo o histórico de mensagens e documentos de forma segura;
  • fazer um planejamento confiável dos recursos necessários para a realização da obra;
  • criar, visualizar e editar cronogramas de forma rápida e simples, sem precisar ir até o escritório;
  • fazer a gestão financeira da obra atualizando dados em tempo real de maneira dinâmica;
  • acompanhar o andamento da obra e conseguir detectar gargalos e pontos de atenção graças ao controle digitalizado;
  • ver e modificar detalhes do projeto e fazer a informação chegar rapidamente à equipe inteira;
  • mostrar para o cliente o progresso da obra em números, estatísticas e dados;

documentar projetos para criar um histórico do profissional.

Enfim, já existem vários sistemas no mercado que atendem às mais diferentes demandas dos engenheiros e demais profissionais.

Quais sistemas de gestão de obras usar?

Conheça 3 sistemas que podem fazer a diferença no seu dia a dia!

Construcode

O Construcode é uma ferramenta que transforma os projetos em etiquetas escaneáveis para serem posicionadas em posições estratégicas da obra. Ao escaneá-las, o profissional terá acesso aos dados do projeto e sabe exatamente quais são as demandas.

Se surgir alguma dúvida, a equipe pode enviar uma pergunta diretamente pelo aplicativo e o projetista será notificado. Baseado nas atividades da equipe com as etiquetas e em dados inseridos no app pelos fiscais de obra, o gestor tem um panoroama completo do andamento e dos pontos críticos que precisam da sua atenção.

Com o Construcode, você acabará com as plantas ilegíveis, rasgadas, molhadas e desatualizadas no seu canteiro de obras e ainda conseguirá acompanhar o progresso em tempo real.

Conaz Soluções

A Conaz Soluções é uma plataforma digital focada em facilitar a conexão entre construtores e fornecedores do mercado de obras. Nela, é possível concentrar as negociações em um só lugar, garantindo mais agilidade para as duas partes.

Para o construtor, ele consegue solicitar uma cotação com diversas empresas de uma só vez, sem precisar redigir diversos emails. Já o fornecedor tem maior controle das solicitações e não corre o risco de perder vendas por deixar de responder um pedido de orçamento.

Gero Obras

O Gero Obras é o primeiro engenheiro digital do mercado e surgiu com a proposta de facilitar o trabalho de planejamento e de acompanhamento da obra pelo engenheiro. Com uma previsão de fluxo de caixa mês a mês, o Gero Obras já elimina uma das grandes fontes de erro nas obras, que é o planejamento dos gastos.
Obra atrasada e orçamento estourado podem ficar no passado. Acesse gratuitamente a versão Start do Gero Obras e descubra como essa ferramenta digital pode ser sua grande aliada!