blog

Qual a real importância do acompanhamento de obras no Brasil?

Postado em 20 de novembro de 2018 | Eunos, Gero Obras, Inovação, Otimização na obra

Assim como outros setores da sociedade, o mercado da construção civil passou por uma grande crise nos últimos anos. Nesse momento delicado, muitos empreendedores viram que a saída para se manterem competitivos estava no aumento da produtividade.

Assim, cresceu a preocupação com um acompanhamento mais detalhado das obras para tentar fazer mais com menos recursos. Mesmo agora, com a esperança de melhora econômica para o país, o tema não deixa de ser importante.

Isso porque engenheiros, gestores de obras e demais profissionais já perceberam os benefícios que um bom planejamento e controle de obras pode trazer. E você, está dando a devida atenção ao tema? Entenda agora mesmo qual a real importância do acompanhamento de obras!

O cenário da construção civil no Brasil

Segundo dados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), os investimentos em construção representaram 9,3% do produto interno bruto (PIB) do país em 2016 e somaram R$ 592 bilhões. Em termos de emprego, os trabalhadores da cadeia produtiva da construção civil representam mais de 13% da mão de obra que atua no país.

Isso quer dizer que a construção civil tem um grande peso na sociedade e, além de movimentar a economia, o setor ainda traz outros benefícios. Por exemplo, a melhoria da infraestrutura é vista como um passo fundamental para alavancar o crescimento do país e a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.

Tudo isso pode ser alcançado com bons investimentos e alta produtividade na construção civil. Infelizmente, porém, o setor ainda é visto como problemático e considerado de baixo rendimento.

A urgência e a oportunidade de otimizar o acompanhamento de obras

Por um lado, atrasos, orçamento ultrapassado e até escândalos políticos envolvendo obras públicas estão na lista de problemas enfrentados pela construção civil no Brasil. Por outro lado, também há motivos para ficar otimista.

As expectativas para os próximos anos são de mais investimentos e retomada do crescimento econômico. Ao mesmo tempo em que a retomada representa uma oportunidade para o setor respirar mais tranquilo, ela não deixa de exigir uma melhoria da produtividade.

A tendência é que empresas públicas e privadas, investidores e até clientes individuais continuem sendo cada vez mais exigentes com o acompanhamento das obras. Otimizar a gestão estratégica é uma necessidade urgente e representa uma excelente oportunidade de crescimento para quem quer se destacar no mercado da construção civil no Brasil.

Os destaques da gestão de obras no Brasil

Confira algumas soluções que o mercado brasileiro está apresentando para melhorar o acompanhamento de obras.

Iniciativas públicas

Diversos órgãos governamentais também estão comprometidos com a melhoria do rendimento da construção civil e veem as obras públicas como chave para o desenvolvimento do país.

Uma iniciativa do Departamento da Indústria da Construção (Deconcic) da FIESP promete melhorar o acompanhamento de obras nesse setor. A ideia é tornar mais transparentes os investimentos públicos em construção civil e ajudar a detectar os gargalos e os bons exemplos no mercado.

Crescimento do uso de tecnologia nos canteiros de obras

Muitas empresas e profissionais do setor também estão apostando na tecnologia para melhorar o acompanhamento das obras no Brasil. Desde aplicativos de planejamento e gestão até o uso de internet das coisas e automatização, a tecnologia tem muito a agregar para a construção.

Startups da construção

E por falar em tecnologia, as startups da construção estão se destacando no mercado brasileiro. Conhecidas como construtechs, essas empresas propõem soluções inovadoras para velhos problemas da construção.

Tanto o acompanhamento de obras quanto as demais atividades da cadeia produtiva da construção devem ser revolucionadas nos próximos anos com as inovações trazidas pelas startups da construção.

Não apenas as startups, mas qualquer empresa que atua nesse mercado deve começar a pensar já em como melhorar a gestão estratégica das suas obras.

E então, você gostou de refletir sobre o tema e quer ver um exemplo de sucesso na gestão estratégica de obras no Brasil? Clique aqui e confira agora mesmo um case para descobrir como a Eunos levou apenas 5 meses para reconstruir completamente um galpão destruído por um incêndio!