blog

Quer saber como fazer uma obra mais produtiva?

Postado em 19 de dezembro de 2018 | custo x benefício na obra, Desempenho, Produtividade, Retorno financeiro na obra

Você sabia que a falta de produtividade é um dos grandes entraves enfrentados pelo setor da construção civil? Essa é a principal conclusão de um relatório divulgado, em 2017, pelo MC Kinsey Global Institute. De acordo com o estudo, apesar de ser um dos motores da economia mundial, movimentando cerca de US$ 10 trilhões anuais, a cadeia produtiva ligada à construção teve crescimento médio de 1% em produtividade, nos últimos anos. Uma taxa bem aquém do índice de 2,8% mantido, na média, pela economia como um todo.

Em se tratando de investigar os fatores que impedem a realização dessa importante missão produtiva, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) aponta a falta de planejamento e controle das obras como um dos pontos cruciais. Como forma de melhorar esses processos, a Eunos trouxe ao mercado o conceito de inteligência de obra, que está no coração do jeito Eunos de trabalhar e traz benefícios ímpares ao processo construtivo, como você vai conferir lendo o post.

O que é uma obra inteligente?

Acima de tudo, a Eunos entende que a eficiência do processo construtivo tem com instrumento fundamental um planejamento bem feito e acompanhado por ferramentas eficazes de acompanhamento e controle. Essa é a base do conceito de inteligência de obra, uma abordagem na qual engenheiros e investidores têm a segurança da tomada de decisão mais assertiva, em qualquer etapa de obras das mais diferentes naturezas.

A proposta é a manutenção de um fluxo proativo de realização da obra, com monitoramento de cada etapa planejada e geração de indicadores de desempenho. É um trabalho que, além de trazer visão clara do panorama atual da obra, permite traçar tendências, com muito mais eficiência para o canteiro de obras.

As vantagens do Jeito Eunos de trabalhar

A grande missão do trabalho pioneiro de gestão de obra orientado por indicadores, no qual a Eunos é única no Brasil, é garantir o cumprimento de prazos e orçamento, em obras mais ágeis e econômicas. Fatores primordiais para impulsionar a missão produtiva da construção civil. Veja os quesitos que permitem realizar essa tarefa.

Produtividade: um planejamento adequado e bem acompanhado é a principal garantia de um canteiro de obras produtivo. E quando se aplica o monitoramento constante, como ocorre na metodologia proposta pela Eunos, dificuldades e atrasos são detectados e corrigidos de forma rápida, sem maiores prejuízos financeiros e de cumprimento de cronograma. Outro importante fator de incremento de produtividade é a inovação, trazendo soluções tecnológicas como aliadas para facilitar processos como previsão orçamentária, escolha de materiais e acompanhamento do trabalho das equipes e estágios da obra.

Desempenho: uma obra que atrasa a entrega, ou estoura o orçamento, além do óbvio prejuízo financeiro, arranha a imagem da construtora. Daí, a importância do fundamental trabalho de geração de indicadores de desempenho realizado pela Eunos. A garantia de precisão desses dados, por nossas equipes especializadas, faz dos indicadores uma legítima ferramenta de gestão. A partir deles, todo o processo fica mais operacional, com a fácil detecção de falhas e desperdícios, tornando mais simples corrigir rumos sem comprometer o sucesso do resultado final.

Retorno: esse é um ponto que já deve estar presente, como ponto de partida, no planejamento de qualquer obra. A visão do retorno sobre investimento precisa estar clara, como norte para todo o processo de orçamento e fluxo de caixa. As equipes da Eunos são especializadas na análise de ROI, capacidade de investimento e financiamento, bem como no rígido controle do fluxo de caixa, visando cumprir o cronograma físico-financeiro.

Custo x benefício: com a colaboração desse amplo conjunto de fatores, o processo construtivo também vai ocorrer a partir da melhor relação custo x benefício. Com o retorno já dimensionado no planejamento, vai ser possível entender os melhores momentos para cada investimento. Mantendo a previsão orçamentária, aproveitando os indicadores gerados como instrumentos de análise financeira de cada etapa e usando a tecnologia como aliada para garantir economia, você estará prevenido de despesas inesperadas e atinge o custo x benefício que esperava no começo da obra, sem dor de cabeça.

Quer saber mais sobre a metodologia de inteligência de obra e os serviços que a Eunos disponibiliza? Acesse www.eunos.com.br e veja como podemos ajudar seu canteiro de obras a ser muito mais ágil, produtivo e eficiente, garantindo precisão e cumprimento dos prazos e custos.