blog

Será que o orçamento de obras precisa ser uma preocupação constante na vida dos engenheiros?

Postado em 26 de outubro de 2018 | Eunos, Gero Obras, Inovação, Orçamento de obras, Otimização na obra, Otimizar orçamento na obra

Não é novidade para você que o dinheiro é uma linguagem universal e os custos de uma obra são um dos principais indicadores levados em consideração pelos clientes na hora de avaliar um profissional. Um gestor de obras que sempre utiliza mais dinheiro que o previsto dificilmente ganhará indicações dos seus contratantes.

Para quem atua em uma construtora, os custos também têm grande relevância. Qualquer desvio representa menos lucro ou, pior ainda, prejuízo para a empresa. Ou seja, o descontrole no orçamento vai prejudicar a imagem do profissional em qualquer circunstância.

Apesar de entender a importância do orçamento de obras, muitos engenheiros ainda têm dificuldades em controlar essa variável. Porém, o orçamento não precisa ser uma dor de cabeça constante. Atualmente, é possível otimizar essa demanda. Entenda mais!

Por que você precisa otimizar o seu controle de orçamento de obras

Você já sabe melhor do que ninguém que o os custos são um dos principais indicadores do desempenho do gestor de obras. Se o orçamento não é respeitado, você terá transtornos com seus clientes e pode acabar sentindo as consequências no próprio bolso.

Pensando nisso, a maioria dos gestores tem ferramentas para controlar os gastos. Muitas vezes, porém, elas são ineficientes e acabam tomando mais tempo que o desejado. Planilhas e softwares que não são desenhados para o mercado da construção civil não oferecem a rapidez requerida em uma obra e não atendem demandas específicas dos engenheiros.

Além de tomar tempo, a falta de praticidade leva a dificuldades de controle e acabam fazendo com que seja quase impossível seguir de perto os gastos. Sendo assim, a otimização do controle de orçamento é necessária para que você gaste apenas o tempo necessário e tenha um controle que realmente funcione.

Dicas para otimizar o orçamento

O controle de orçamento começa bem antes da obra e deve ser feito de forma consistente. Para otimizar seu orçamento, siga estas dicas!

  • Faça um planejamento detalhado de todas as etapas da obra antes de partir para a ação.
  • Calcule com precisão todos os recursos de mão de obra, aluguéis e insumos.
  • Leve em conta a realidade de cada obra e tenha atenção ao usar dados de trabalhos passados. Avalie se não existem particularidades da localidade, do clima e do projeto que podem alterar radicalmente os custos.
  • Tenha um controle rigoroso dos valores gastos, de forma consistente e periódica da obra.
  • Crie procedimentos no canteiro de obras e conscientize a sua equipe para que nenhum gasto passe despercebido aos olhos do controle.
  • Compare o orçado com o realizado e atue rapidamente para eliminar os desvios.
  • Use ferramentas digitais para ganhar tempo e produtividade.

Como as ferramentas digitais podem ajudar

As ferramentas digitais já vêm com a grande vantagem de estarem disponíveis em qualquer local obra, fazendo com que o controle de orçamento fique mais próximo da rotina de toda a equipe. Ao ter os dados na palma da mão, o engenheiro pode acompanhar em tempo real tudo que acontece.

A integração entre a equipe também melhora consideravelmente quando todos podem trabalhar juntos e as informações estão acessíveis a todos os interessados. Não é preciso mais esperar pelas reuniões para ter acesso ao que está acontecendo na obra. Com um aplicativo, é possível receber notificações imediatamente quando qualquer desvio acontecer.

Até mesmo antes da obra, ainda na parte de planejamento e cálculo, já existem ferramentas digitais que podem ajudar, como é o caso do Gero Obras. Essa ferramenta funciona como um engenheiro digital e ajuda os gestores de obras a planejar e calcular corretamente as etapas e o orçamento da obra.

Com um aplicativo completamente intuitivo, você conseguirá realizar orçamentos e acompanhar os custos incorridos na de forma rápida e simples. Acesse gratuitamente a versão Start do Gero Obras e descubra como essa ferramenta digital pode ser sua grande aliada!