Atualização de modelo de negócios: sua empresa já passou por isso?

Por Antônio Rezende
CEO da Gero Engenharia

Você já parou para pensar nos impactos dos modelos de negócios? Os modelos tradicionais estão cada vez mais perdendo espaço no mercado. É importante ressaltar que estamos na era da digitalização, que está trazendo grandes mudanças para a construção civil, com a criação de novas oportunidades para inovarmos no setor, seja no cotidiano do trabalho no canteiro de obra, seja em metodologias e processos que fazem a diferença com equipes que promovem resultados.

Nesse contexto, é necessário que as empresas repensem seus modelos de negócio para que possam partir em busca de novas soluções e maiores vantagens competitivas. O estudo “Buildings and Beyond” afirma que muitas companhias digitalizam seus processos visando o ganho em eficiência e otimização, quando o foco deveria ser em inovação e crescimento. Ou seja, a digitalização é uma arma poderosa e deveria ser utilizada em todo o seu potencial.

Apesar de várias inovações já se fazerem presentes no setor da construção hoje, ainda existe um medo por parte das organizações em mudar seus modelos de negócio e investir em novas tecnologias digitais. Mas pense bem: sair do tradicional nunca foi tão necessário e essencial para ganhar competitividade no mercado.

A digitalização cria grandes oportunidades para os profissionais da construção civil durante o ciclo de planejamento e desenvolvimento de um projeto. Mesmo assim, nota- se em muitos casos uma falta de implementação de iniciativas e estratégias que incluem o digital.

Repensar modelos

Seguindo esse modelo, não basta usar a Inteligência Artificial apenas em sistemas de gestão de obras, de ponto automatizado ou outro tipo de tecnologia que sirva a um propósito específico. Devemos repensar os modelos de trabalho mais a fundo, digitalizando o processo por completo, desde o planejamento, passando pela execução até a entrega do projeto.

Para que as empresas consigam vantagens competitivas no mercado, continuem crescendo e, principalmente, inovando, não se pode ignorar o poder da digitalização, pois isso significaria ficar para trás. Não à toa, podemos acompanhar negócios que não se adaptam a esse contexto e, com modelos defasados em comparação ao que se verifica entre startups e grandes multinacionais, não conseguem seguir em frente. Ou, em outros cenários, sentem muita dificuldade de seguir com processos engessados e nada colaborativos e inovadores.

Na Gero, por exemplo, não só temos um modelo de negócios flexível e adaptado a essa realidade, como podemos contar com o nosso engenheiro digital, o Gero Obras, software que digitaliza por completo a jornada de planejamento e controle de obras, sendo um especialista em construção de edifícios.

Acreditamos que este é o norte para empresas que buscam vantagem competitiva e ainda estão em adaptação. E você, no que acredita? Divida a sua opinião nos comentários.

Publicado originalmente em The Funnel

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